Camila Elis é pintora trabalhando com situações, ambientes e composições em abstração. Pensa a imagem como possibilidade de presença, ou ausência, de sentido em algum espaço. Seus trabalhos, quase sempre em óleo sobre linho ou papel, são em grandes formatos porque buscam ocupar o campo visual de quem as encontra.
As pinturas oscilam entre uma investigação e coleta, ou anotação, de memórias e sonhos, emoções cotidianas e suas ficções e políticas. Também do estudo de natureza morta e da fragmentação de curvas e formas do corpo. A tentativa é de tornar algo invisível em visível delirante através da prática pictórica. Seu processo se da pela dissolução da tinta óleo em terebintina com a qual aplica e sobrepõe camadas transparentes em pinceladas alongadas. Usa o branco como tom nivelador da composição fazendo uma lavagem nas pinturas. Assim, as ações transparecem de modo contraditório na imagem. Interessada na possibilidade de tradução de emoções e sentimentos em matéria, faz imagens que oferecem um objeto aparente, que aparece sob os olhos.
.jpeg)
CV
1995, Dois Irmãos, Brasil
Vive e trabalha entre Porto Alegre e São Paulo
_____________________
Camila Elis é artista visual e pesquisadora.
É mestre em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) no ano de 2022. É bacharel em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IA/UFRGS) no ano de 2019. Também prestou um semestre de cursos livres em técnicas de pintura na University of the Arts London Central Saint Martins (UAL) em 2016. Participa de exposições coletivas e individuais no campo artístico nacional.
Estuda composições abstratas e conceituais. Seus trabalhos, quase sempre pintura em óleo sobre linho ou papel, são em médio/grandes formatos. Busca relaciona-los aos lugares em que estão ou serão instalados, organizando-os em relação a luz e arquitetura.
Sua prática artística endereça o questionar como somos capazes de ficcionalizar lembranças sobre as coisas que nos acontecem, que percebemos e experimentamos. Assim, se propõe o desafio de pensar sobre o entrelaçamento da realidade com a imaginação, da matéria do mundo com o nosso corpo.
Para tanto coleta e anota em desenhos, fotografias, vídeos, entre outras diversas mídias, suas experiências e acontecimentos, como sonhos, encontros literários e outras ficções. Em grafismos abstratos, cuidadosamente elaborados, exercita o registro dessas expressões e movimentos de memória e vida. Nas pinturas e no espaço inventa associações destes registros em estruturas e situações, respectivamente. Assim propondo sistemas em que signos sensíveis - como linhas leves e suspensas, cores equilibradas e formas moles - atuem como fluxos, ventos ou brumas do desejo.
Estudos Acadêmicos
2022 _ Mestre em Poéticas Visuais pela ECA/USP. Orientador Marco Garaude Giannotti.
2018 _ Bacharel em Artes Visuais, IA/Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientadora Adriane Hernandez.
2016 _ Semestre de cursos livres na University of the Arts London Central Saint Martins. Fine Arts and Painting.
Residências
2023 _ Fundação Iberê Camargo - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
2023 _ Ateliê Espace Copies, Projeto Curatorial Dos Mares - Marselha, França
2019 _ Residência Linha - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Prêmio
2018 _ Destaque SIC/UFRGS com a pesquisa Experiência e Participação na arte: Análise da evolução do social na percepção artística da imagem.
Publicação em periódico acadêmico
2024_Memórias Transparentes (sobre o mar) - Ensaio Visual. Revista Philia | Filosofia, Literatura e Arte - v.5, n. 2 (2023).
Exposições Individuais
2023 _ Índice Remissivo - Curadoria e Projeto de Taís Cardoso e Daniel Galera, Casa de Cultura Mario Quintana, Porto Alegre, Brasil
2022 _ Fulgor na Noite - Curadoria de Mario Gioia, Galeria Mamute, Porto Alegre, Brasil
2019 _ Filhas do Atrito, Residência Linha. Porto Alegre, Brasil.
2019 _ Da Alma e as coisas suspensas - Curadoria de Bruna Fetter, Galeria Mamute. Porto Alegre, Brasil.
Exposições em dupla
2024_Residentes da fundação - com Renan Soares, Curadoria de Eduardo Haesbaert. Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, Brasil.
2022_ O som que o silêncio esconde - com Fernanda Valadares. Curadoria de Henrique Menezes, Galeria Mamute. Porto Alegre, Brasil.
2017_ Habitat - com Kauê Nery. Curadoria de Adriane Hernandez, Espaço Cultural CEEE Érico Veríssimo, Porto Alegre, Brasil.
2016 _ Acqua - com Camila Proto. Espaço Cultural Joaneta, Picada Café, Brasil.
Exposições Coletivas
2024_ O som que o silêncio esconde - Galeria Mamute, São Paulo, Brasil
2023 _ Polvo - Exposição dos formandos do PPGAV da ECA/USP, Espaço das Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.
2023 _ Sobre planetas, Idílios e miudezas, AM Galeria, São Paulo, Brasil.
2023 _ Pode o infinito caber no vazio - Curadoria de Carolina Lauriano, São Paulo, Brasil
2021 _ A Razão dos Loucos, Lona Galeria, Soma Galeria, Galeria Mamute, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, Brasil.
2019 _ 30 semanas, Linha, Porto Alegre, Brasil.
2019 _ Elogio à Pintura, Galeria Mamute, Porto Alegre, Brasil.
2019 _ Balbúrdia I e II, Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Porto Alegre, Brasil.
2019 _ Pintura é Presságio, Paço Municipal, Porto Alegre, Brasil.
2016 _ Faturas, Memorial do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil
2015 _ Entrelínguas - Mostra Internacional de Artes Visuais, Casarão 6, Pelotas, Brasil
2014 _ O Início Começa Antes, Galeria de Arte Acervo Independente, Porto Alegre, Brasil.
Bolsas
2023 _ Bolsa Iberê/CMPC, Residência artística na Fundação Iberê Camargo
2020 - 2022 _ CAPES, Bolsa de Pesquisa de Mestrado na ECA/USP.
2015 - 2018 _ CNPq, Bolsa de Pesquisa de Iniciação Cientifica na UFRGS.
Curso Ministrado e Falas Públicas
2023 _ O acontecimento de Annie Ernaux - Fala entre Taís Cardoso e Camila Elis, Casa de Cultura Mario Quintana, Porto Alegre, Brasil. Duração: 2 horas.
2023 _ Curso de verão: Aquarela Primeiros Passos; Aquarela Próximos Passos. - Presencial, no ateliê da artista na cidade de Porto Alegre. Duração: 24 horas.
2021 _ Desenho é Cor - Grupo de Pesquisa Cromáticos - Formato online. Duração: 4 horas.
Coleções públicas
MACRS - Museu de Arte contemporânea do Rio Grande do Sul, Brasil.